segunda-feira, 3 de março de 2014

Lições que a vida dá

A vida é mesmo uma escola. O aprendizado volta à medida que não é assimilado.

Passa por isso como convivemos com nossa intempestividade. A sabedoria virtual diz de um minuto de razão que, se jogado fora, é trocado por cem anos de arrependimento. Também tem a ver com o modo como oferecemos o nosso coração. 

Tudo conspirou contra uma comemoração de aniversário. A programação era pouco pretensiosa, mas esperava pelo menos os amigos mais chegados. Ainda assim, houve até quem confirmasse. Preocupei-me com o eventual pouco espaço no local. 

Não rolou. Solidão e filme repetido. A tristeza bateu forte. Houve lamentos, justificativas e pedidos de desculpas. E também recomendações em tom de crítica, porque "nem todo o mundo vê redes sociais". 

Mas é aí que urge não se deixar levar pelas emoções. Em troca delas, uma mensagem escrita com alguma dose de mágoa foi enviada. E aí, a proximidade com uma pessoa de quem se gosta se esvai. Em consulta, uma amiga viu até uma pitada de imaturidade. Por mais adorável que seja, há evidente exagero na definição.

Ainda assim, um deslize, tão imperfeito quanto humano, não precisa ser irreconciliável. 

A moça em questão fez aniversário, e uma pequena homenagem poderia fazer o jogo virar. Presente, cartão em que constava o reconhecimento da intempestividade, e até um poema; embrulhos caprichados, e vamo simbora.

Passavam os dias, e nada. Uma mensagem pedindo pra conversar... e nenhuma resposta. 

É hora de uma dolorosa virada de página. Aprendida com tantas igualmente duras lições. Numa, o mesmo modus operandi - e nenhum convite pra sair aceito. Noutra, a referência vinha em forma de atenção. E, na despedida do local de trabalho, a pessoa, num gesto estupidamente indelicado, recusa-se a dar o telefone. Porque, afinal, o Facebook já era suficiente.

Tudo bem, tudo certo. Grandes gestos de afeto só servem a quem os valoriza; um ato intempestivo não deveria ser suficiente se tornar definitivo. 

Se os versos não voam ao destino, ficam com o mensageiro. Vida que segue e vamos em frente. Com a mesma alegria de sempre.

Crédito da foto: kayracarol.blogspot.com

Nenhum comentário: