quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Honestidade: virtude ou lição de casa?

Depois de muito tempo, eis que finalmente consegui dar uma repaginada no guarda-roupa no último sábado. Às vésperas do dia da criança, o pequeno aqui achava que enfim merecia presentes. Mas o que realmente me chamou a atenção foi o "prêmio" que recebi ao final do dia.

Quando cheguei em casa, Carla, minha cunhada, achou bonita uma camisa cor-de-rosa. Só que eu não a havia comprado. Num movimento pra lá de básico da minha personalidade, fui à loja devolver.

Como eu havia levado a sacola por engano de outra unidade, o processo de conferência levou algum tempo, mas se confirmou. Os funcionários ficaram muito agradecidos pela minha integridade. Pude notar nos seus olhos até uma dose de emoção. A gerente até pegou o meu telefone para que o responsável pela outra loja me ligasse para agradecer.

Sem dar chance à hipocrisia, senti-me contente com a demonstração. Mas a consciência falou mais alto: não fiz mais do que a lição de casa inerente a um ser minimamente humano. Ao mesmo tempo, não dá pra deixar passar até uma dose de tristeza. Muitos espertos, para quem ser íntegro é coisa de gente boba, ficariam com a camisa e, numa cadeia de eventos, provocar até mesmo uma demissão.

De qualquer forma, fui o beija-flor que carregava uma gota d'água para apagar o incêndio. Não conseguiria acabar com o fogo, mas fiz a minha parte.

2 comentários:

Cookie disse...

Fê,

Gandhi já dizia: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."

E eu acredito que seja por aí mesmo o caminho.

Muito bonito ler um post desses nos tempos modernos...Faz a gente entender que ainda há no mundo, pessoas que valham à pena.

Eu só consigo ter a mesma reação que você teve. Questão de princípio, de valores e acho que esta é a questão crucial. Os valores hoje estão invertidos, desagregados, enfim, ainda há surpresa as vezes. E você é uma delas.

Onde há dignidade, senão onde há honestidade?

Beijos orgulhosos e alvinegros,

Lara!

Natanael Garcia disse...

É isso ai Felipe, completanto o comentário da larissa. Ainda sonho com o dia em que nossos riquíssimos politicos devolvam o que roubam de nossos bolsos na maior cara de pau com as mesmas amoções que as tiraram