sábado, 15 de agosto de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira: excelente, mas perturbador

Um japonês de repente perde a visão. Sua esposa o leva ao oftalmologista e, no dia seguinte, ambos também ficam cegos. A epidemia se espalha de tal forma que os infectados são enclausurados em um hospício. O problema é que, em toda a cidade, a única viv'alma sobrevivente é a esposa do oftalmologista, na pele de Julianne Moore (a estrela da companhia).

"Ensaio Sobre a Cegueira", baseado no romance homônimo de José Saramago, cobre os olhos de branco para descobrir nuances da moral humana. O local de isolamento passa longe de provisório: torna-se um presídio, com a conflagração de alas rivais. A de número 3, chefiada por Gael Garcia Bernal, passa a confiscar os alimentos em troca de benesses. Primeiro, objetos pessoais. Depois, a dignidade das mulheres. A situação fica tão insustentável que a mulher do médico mata o chefe da ala 3.

Diante de tal cenário, a única que enxerga passa a carregar uma cruz quase insustentável. No meio da catarse, em que o destino de todas aquelas pessoas passam inapelavelmente pelas suas mãos, seu casamento é colocado em cheque, e os valores desmoronam como água. Se por um lado a cegueira desperta sentimentos os mais primitivos, como a guerra por comida, por outro traz à luz uma forte noção de solidariedade.

No Novo Testamento vinha a busca por uma explicação. Antes de se tornar apóstolo, Saulo perseguia e matava cristãos. Na famosa missão de Damasco, em que procurava pelo cristão Barnabé, Jesus aparece em clarão e pergunta: "Saulo, por que me persegues?" A visão o deixou cego por dias. Quando voltou a enxergar, se converteu e passou a se chamar Paulo.

Concentração de todas as cores, o branco predominante é sombrio por catalizar a consciência humana em suas misérias. Mas é no despertar da virtude que a cegueira encontra sua redenção. E aí, é o preto que assume um caráter purificador. Fernando Meirelles mantém o time que ganhou em "Cidade de Deus" e troca a ação pelo psicológico com maestria.

Nenhum comentário: