sábado, 1 de agosto de 2009

Uma proposta mais que decente

Lúcia preparava a comemoração de seu oitavo aniversário de casamento com André. Jantar, velas, vinho. Ele a presenteia com flores, e a celebração parecia caminhar sem sustos... Não fosse por Marcelo.

Desesperado, ele pede ao amigo que empreste a sua mulher para dar prosseguimento a uma mentira há muito arquitetada: fingir ao tio Juventus, milionário fazendeiro dos pampas que chegara à cidade, que é marido dela. O velho chega trazendo muito mais do que chapéu, bombachas e chimarrão. Traz também uma verdadeira caixa de pandora que assombra os farsantes e transforma para sempre as suas vidas.

"Proposta Indecente" é uma comédia de Duarte Gil que entrelaça amizade, falsidade, ganância e traição numa história divertida. Usa do humor, digamos, "sexual" como uma ferramenta necessária ao andamento da história, e não se escora nele para baratinar.

Afiado, o elenco tem desenvoltura para escapar das armadilhas "off script" de cada encenação, como o sensacional "me perdi" de Lúcia e o "você me bateu", de Marcelo para André. O time estabeleceu com o texto uma relação simbióticamente engraçada. Igor Kowalewski (André), Rodrigo Feldman (Marcelo) e a lindíssima Ana Paula Vieira (Lúcia) são muito bons. Mas quem brilha é Denis Derkian, o tio Juventus, numa espécie de "Analista de Bagé" mais suave.

Proposta indecente tem cenário caprichado e é bem produzido. O texto explora todas as possibilidades da trama. A despeito do final um tanto cruel, Proposta Indecente faz rir sem ser apelativa demais.

Nenhum comentário: