domingo, 7 de fevereiro de 2010

Osasco versus Rio: duelo em altíssimo nível

Assistir a jogos entre Osasco e Rio de Janeiro é constatar o porquê de o vôlei feminino brasileiro ser o atual campeão olímpico. À parte esperar-se sempre uma disputa de cinco sets, vale observar a categoria das jogadoras em todos os fundamentos.

A última partida, no ginásio José Liberatti, mostrou tudo isso. O time de Bernardinho saiu na frente. Venceu o primeiro set por 25 a 23. No segundo, placar atípico a favor das comandadas de Luizomar de Moura: 25 a 18. As paulistas passaram a frente em seguida no set mais disputado (27 a 25) mas deixaram de fechar um quarto set em que chegaram a ter quatro pontos de vantagem: virada do Rio por novo 25 a 23.

No tie break, Osasco abriu frente, mas as cariocas reagiram. Mas a meio de rede Fabiana e a ponteira Joycinha não estava em seus melhores dias, e o time foi levado nas costas pela ponta Erika. Do lado de lá, a levantadora Ana Tiemi sentiu câibra e teve de deixar a partida, mas foi substituída à altura por Carol Albuquerque. E Osasco fez valer a força de um elenco melhor e venceu a partida: 15 a 12.

A excelência do jogo pôde ser vista sob o seguinte ângulo. As jogadas de primeiro tempo entre Dani Lins e Fabiana são sempre mortais. Mas, contra o Osasco, elas não têm essa facilidade toda. A líbero Camila Brait e as ponteiras Jaqueline e Taís se mantiveram numa linha defensiva muito eficiente, e Fabiana sumiu do jogo.

O lado paulista conta com uma espetacular jovem jogadora. A oposto Natália, que tem absurda potència no ataque, mas sabe jogar também com inteligência. Na posição de levantadora, houve clara vantagem diante do rival. Ana Tiemi e Carol Albuquerque são jogadoras de seleção, e Camila Adão, substituta da contundida Carol Gattaz, ainda não está no mesmo nível de Dani Lins. No meio, Thaísa equilibrou as ações, enquanto Adenízia oscilava. Jaqueline não foi bem no ataque, mas defendeu muito.

O confronto é a presença de uma seleção brasileira quase que completa. Completariam o escrete nacional Mari Sheilla e Fofão, do São Caetano. Ter tanta gente boa por aqui é um orgulho para o país.

Nenhum comentário: