quarta-feira, 11 de março de 2009

A Tom foi Maior em 2009

Esquecido, o povo que tanto sofreu foge da dor. Tanto sofrimento físico já não importa mais, de tão anestesiado. A ferida aberta n'alma é que mais mortifica. Mas latente mesmo é o sofrimento da mãe que fica, ao ver a foto do filho que vai. Todo aquele sentimento rasgou o meu espírito como lança. E chorei em soluço como criança. Como não fazia havia 15 anos.

Chega de opressão. O pelúdio de uma história de redenção. O povo que tanto sofreu há de renascer. A Angola devastada pela guerra aos poucos se transforma. Edifícios em trevas anunciam uma história arrebatadora. Heróis de tempos opostos como Nzinga, a rainha guerreira de Ndongo, e Agostinho Neto, o primeiro presidente depois da independência, reconstróem uma nação em epopéia.

Não se esquece de outros tempos bicudos em que, entre correntes e lamentos, Angola varou o Atlântico e, mesmo sob grilhões, os angolas não foram esquecidos pelo deus Zambi. Então, fizeram do Brasil negro o seu gueto. O filho da terra, então, desbrava a terra de seus ancestrais e vira embaixador dos dois lados do mar.

Martinho José é o final apoteótico. Mais do que o filho que leva a sabedoria africana ao lugar que o concebeu, ele é parte da história desta nação em vermelho e amarelo. Pois a sua história em Tom Maior começa nos versos de um poema seu. Que, coincidência ou não, fala do surgimento de uma vida.

Os juízes da festa foram implacáveis: um desonroso décimo primeiro lugar. Tem nada não. O que fica de verdade é o legado esculpido no coração. E isso, Tom Maior, ninguém tira de você. Muito obrigado!

2 comentários:

Dani disse...

Eu assisti a Tom na avenida. O Martinho era pura emoção. E realmente a escola não mereceu a posição. De verdade, os jurados me deixam meio sem entender o que tá rolando. Quem tava na arquibancada podia ver alguns deles quase dormindo, rs. Não sei quais os critérios utilizados e, esse ano, causaram polêmicas e reclamações de quase todas as escolas. Vc seria um ótimo jurado. PQ não se candidata? rs.
Dani Ela
Relaxei Demais

Unknown disse...

Por motivos de "força maior, Dani. Nesse aspecto, a minha vida é um paradoxo, que ainda explicarei em um post futuro.

Eu sou um intérprete frustrado. rs.

Beijos