quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cariocas em São Paulo

Em minhas tantas andanças pelo Orkut, encontrei uma comunidade de cariocas que moram em São Paulo.

E a velha rivalidade se acende. Quando não passa do nível da gozação, é até bem-vinda. Mas, quando levada a sério, se torna enfadonha.

O povo oriundo do lado de lá da Dutra se divide. Mesmo atraídos apenas por forças profissionais, alguns se dizem felizes na terra da Garoa. Nesse grupo há quem diga até que é mais feliz aqui do que no Rio.

Muitos, no entanto, engrossam a lista dos insatisfeitos. Reclamam de tudo: poluição, trânsito, falta de área verde, frieza dos paulistas.

De uma coisa eu tenho certeza: essas pessoas não vieram pra cá de coração aberto. Mais do que implicância, essa parcela de cariocas não conseguiram se desvencilhar do PRECONCEITO que têm de São Paulo. Recusaram-se a se levar pelas coisas boas que a cidade tem - sim, elas existem, e não são poucas.

Quero deixar bem claro que, apesar de paulistano de corpo e alma, sou filho de um carioca. E tenho carinho por esta que é uma das mais belas cidades do planeta. Houve uma época em que havia até a possibilidade de me mudar pra lá. E isso me trazia até certa empolgação.

Entristece-me saber que o contrário nem sempre acontece.

Infelizmente, é verdade que Sampa - como eles chamam - sofre com trânsito e poluição. Mas a falta de área verde não é uma verdade absoluta. Serra da Cantareira e Jaraguá não me deixam mentir.

Verdade seja dita, também, que o paulistano é um pouco mais fechado e sério do que o carioca. Mas... frio? Impossível haver 10 milhões de pessoas sem sentimento. Essa gente não procurou no lugar certo.

Que os cariocas que realmente se abriram à cidade sem deixar de amar suas origens maravilhosas ensinem esses seus conterrâneos de que se pode encontrar coisas legais pra se fazer em São Paulo.

5 comentários:

Natanael Garcia disse...

Essa briga de carioca com Paulista (quase que eu falei são paulino rsrs)
sempre vai existir, parece a mesma de argentino com brasileiro.

Eu não iria pro RJ, preferiria ir pra Curitiba ou florianópolis.

Filipe disse...

Ahhhhhhhh

esse cariocas dizem que somos frios pq eles são vagabundos e ficam o dia todo torrando na areia uhauahauhauahaua

Agora deixando a brincadeira de lado, acho uma baita besteira essa "rivalidade". O Sol deles, é o msm que o nosso, o presidente, é o msm, a corrupção é a msm.

Tá...eles tem a Garota de Ipanema???E DAI????

Manda eles irem pra Augusta ver a quantidade de garotas que temos aqui.

Eles tem o Cristo??Mas o santo brasileiro é PAULIXTA!!!!!!!

Eles tem Romário??Nós temos FINAZZI!!!!!!!!

encerrada a discussão...

Unknown disse...

É verdade, xará. Nós todos, cariocas e paulistanos, estamos dentro de um mesmo barco chamado BRASIL.

E ele precisa de uns bons "remendos" para avançar. Não é nada fácil.

Sobre a tal rivalidade... de São Paulo para o Rio, existe birra. De lá pra cá, existe implicância. Às vezes, até preconceito.

zoot disse...

Essa rivalidade é muito provinciana. Rio e São Paulo estão dentro do Brasil, país que precisa melhorar muito em infraestrutura, saúde , educação e segurança. Sou carioca , gosto muito de São Paulo e me sinto muito bem nesta cidade. Penso até em me mudar para SP. Ando meio saturado do Rio.

Felipe C. Santos disse...

Sou do Rio e pretendo me mudar para São Paulo o mais breve possível, por escolha própria, ja fui inumeras vezes à São Paulo e posso dizer com segurança que gosto mais de São Paulo que do Rio, me atrai muito o fato de São Paulo ser uma metrópole, eu adoro metrópoles, ainda mais SP que é parecida em muitos pontos com New York, fora que pra mim que gosto de rock São Paulo é o lugar. Mas isso vai de cada um, eu não gosto desse lance de praia, nem do clima do Rio, prefiro SP e espero estar morando ai o mais rápido possível...