quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Características de um time

Dia desses, fui convidado para entrar numa comunidade chamada "Melhor time de todos os tempos"

Trata-se de um clube de torcedores de diversos times brasileiros que discutem a história do futebol e o seu presente de forma bastante civilizada

Ao contrário de tantas outras do gênero futebol, que primam por um fanatismo exagerado e, não raro, seus componentes botam o nível lá pra baixo.

Um dos tópicos mais interessantes diz respeito às características dos clubes. Algo que me remeteu ao Futebol.doc, programa que ajudo a produzir no Canal de São Paulo.
Na série sobre o Santos, entrevistamos santistas ilustres, como Odir Cunha (uma verdadeira enciclopédia) e José Roberto Torero (foi um prazer conhecer esse cara. Que texto, senhores! E quanta simpatia!).

Parecia que os dois combinaram ao dizer uma característica marcante de seu time do coração: a ofensividade e o futebol refinado.

Faz todo o sentido, se for levado em conta os extraterrestres de 62 e 63 e os mais de 10 mil gols que o Santos fez em toda a sua história.

Eis que, então, cheguei à seguinte conclusão sobre o meu Corinthians:

1 - Uma torcida tão apaixonada que já foi capaz de fazer loucuras.
*Dividiu o Maracanã com a torcida do Fluminense em pleno jejum de títulos.*Não fez o mesmo no Beira-Rio, mas compareceu em grande número.
*É a responsável pelo maior público da história do Morumbi (segundo jogo da final de 77).
2 - Há uma máxima segundo a qual privilegia a raça à técnica. É verdade, pero no mucho. Tá certo que se identifica com jogadores raçudos, e sem muita técnica. Mas os maiores ídolos da sua história são craques consagrados.
3 - Cresce em momentos decisivos. Mesmo quando a campanha inicial não é lá essas coisas (ex: Brasileiro de 90). *Também é capaz de viradas incríveis. Em 87, chegou a ficar em último lugar no Paulista, mas a chegada de Chico Formiga fez o time chegar à final do Paulista. Em 2001, aconteceu mais ou menos a mesma coisa - não com a mesmo intensidade.
4 - Talvez seja o clube mais instável do Brasil. Capaz de lutar contra o rebaixamento em um ano e ser campeão em outro (tomara que volte a acontecer em 2008, mas acho difícil, infelizmente).
5 - Também tem alguma tradição em grandes goleiros (Gilmar dos Santos Neves, Ronaldo, Dida e Felipe).
6 - É o maior vencedor de campeonatos paulistas.
7 - Ficou 11 anos sem vencer o Santos, mas leva vantagem no confronto histórico.
8 - Leva vantagem também contra o São Paulo.
9 - Se dá bem contra os mineiros, mas muito mal com os gaúchos.
10 - Tem semelhanças curiosas com os times do Rio: uma torcida apaixonada (Flamengo), a história de luta como time do povo (Vasco), um jejum de títulos superior a 20 anos (Botafogo), e Rivellino como grande nome da história (Fluminense).
11 - Foi capaz de revolucionar a relação entre jogadores e cúpula (Democracia Corintiana), mas também de desastres administrativos (Alberto Dualib e Vicente Matheus).
12 - Tem carinho especial pelos jogadores vindos da base.
13 - Tradição em natação e basquete - esta, infelizmente, se perdeu.
14 - É um time de muitos carrascos.
*Pelé, eternamente - ele fez 50 gols só contra o Corinthians.
*Roberto Dinamite, em um único jogo, fez 5
*Raí, em um único jogo, fez 3
*Romário também pode entrar nesse hall. ADORAVA fazer gol no Corinthians.
15 - Quando o campeonato Nacional não é da alçada da CBF (União em 87 e JH em 2000), dá vexame. Último no primeiro e penúltimo no segundo.
16 - Vence finais mesmo sendo inferior ao adversário.

Um comentário:

Filipe disse...

Acho que o verbo ADORAR esta no tempo errado, sr. Felipe.

Ele jogará contra nós dia 28.

Abraços