sábado, 1 de dezembro de 2007

Jusiça Final

A Warner resolveu aguçar o meu sentido de nostalgia. Acabo de rever um dos seriados mais legais que a Globo passava no início da década passada: Justiça Final. Ou, no original, Dark Justice.

O juiz Nicholas Marshall (Ramy Zada em 91 e Bruce Abbott em 92 e 93) acreditou no sistema até sua mulher e filha serem assassinadas na explosão de um carro. "Deixei de acreditar no sistema e passei a acreditar... ja justiça". Desde então, comanda uma equipe que caça os figurões que escapam das garras do tribunal. Jericho Gibson, o Gibbs (Clayton Prince), é o "engraçadinho" do time. Mulherengo e fanfarrão, está sempre metido em alguma encrenca. Dick O'Neill é Arnold "Moon" Milles, que fica com o papel de "mestre" um tanto rabugento.

Durante a temporada, a cadeira feminina da série foi ocupada por três atrizes. Begoña Plaza fez Catalina Duran. Viviane Vives foi a catalã Maria Martí. E Kate Cochrane foi interpretada por Janet Gunn.

A segunda temporada da série aconteceu em Barcelona. Depois da morte de Cat, ao final da primeira temporada, apareceu Maria. E Zada deu lugar a Abbott.

Marshall é uma versão menos sofisticada de Batman, que faz da perda da família uma bandeira na caça de bandidos. Bruce Wayne, no começo, era bem mais sombrio. Batman era sombrio e dotado de uma dose cavalar de violência, suavizada principalmente por Holywood. Moon seria um Alfred mais engajado. Gibbs é uma mistura de Robin mais crescido com Coringa mais bonzinho. Cat, Maria e Kate não chegam a ter romance com Nick. Mas há entre elas e ele uma tensão no ar, que nunca chega a explodir. Fazem, assim, contraponto com a mulher com quem Wayne jamais se casará.

Todos à caça de seus Pigüins e Charadas. Beneficiados pela deficiência visual da justiça, ao serem absolvidos deixam o tribunal com um aviso:

"A justiça pode ser cega, mas enxerga no escuro".

Um comentário:

daniel disse...

Oi, Felipe

Estou buscando informações sobre esse seriado, e simplesmente não consigo encontrar nada. Lembro vagamente de alguns episódios, mas não encontro no e-mule, não sei se vende em DVD, não achei site de fans em inglês... como você conseguiu rever?

Abraços
Daniel Paz