terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A sabedoria dos deuses do esporte

Os deuses do esporte presentearam o Brasil com um banho de sabedoria.

A vice-campeã mundial Marta, já havida como a maior jogadora de futebol de todos os tempos (ainda é cedo, ainda é cedo) concorreu com Jade Barbosa ao Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta Feminina de 2007. Houve quem apostasse nela para a vitória.

Marta havia ganho, horas antes, o prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo no ano. Numa celebração pra lá de brasileira em Zurique, com Kaká, Buru e Pelé, que seria homenageado com a medalha que não fora receber do mundial de 63, já que estava machucado. Isso porque eu nem falei do terceiro lugar de Cristiane. As ovelhas estrangeiras da festa foram a campeã mundial Brigitte Prinz, que ficou em segundo, o argentino Messi, cuja decisão de comparecer se deu na última hora, e o português Cristiano Ronaldo - ah, mas português é um quase brasileiro, né? Então não conta. rs

Enquanto isso, Jade levou o Prêmio Brasil Olímpico, coroando o sexto título da ginástica artística entre as mulheres. E, é claro, chorou. Naquela maravilhosa autenticidade terna que lhe é tão cara.

E aí reside a sabedoria dos deuses. Por tudo o que fez no Pan e em Stuttgart, seria de uma crueldade atroz a pequena jóia fechar o ano sem levar um prêmio sequer.

Por aqui, só restou a Marta o troféu de melhor atleta do futebol. Mas lá ela obteve a sua maior vitória, o que evidencia a supremacia de popularidade do futebol perante os outros esportes.

Apesar da evolução causada pela chegada do ucraniano Oleg Ostapenko, brilhar na ginástica é mais difícil do que no esporte bretão.

Como nem tudo é perfeito, entre os homens havia três monstros. Thiago Pereira, o destruidor de recordes, Tiago Camilo, o monstro dos sete ippons, e Diego Hypolito, solista maior de uma orquestra ainda em ascensão.

E a vitória coube a Pereira. Restou a Camilo e Diego os troféus por modalidade.

A Fabiana Murer, valeu a indicação. Não levou prêmio nenhum, porque Jadel Gregório ficou com o prêmio no atletismo. Ela tem bala pra chegar muito longe. Mas este ainda não foi o seu ano. Torcemos para que ela termine 2008 com mais condições de vencer.
---

TROCADILHO: O último bloco do Bem Amigos, do Sportv, promoveu um jogo de palavras. estavam lado a lado o gigante do salto triplo e a "princesinha" da ginástica. Jadel, um gigante degro de mais de dois metros, e Jade, de 1m52 de altura. Pra você ver que diferença faz um "L".

Algumas frases do programa:

"Nesse período, eu tive dois filhos. E, tendo de acordar no meio da noite, o rendimento não caiu. Então, agora eu optei por não ter filhos." (Jadel)

"Eu assitia à televisão de cabeça pra baixo. A minha parede está cheia de pés". (Jade)

"Dez dias de adaptação ao fuso já são suficientes. Mas, antes, eu vou pra Europa." (Fabiana Murer, sobre o planejamento para a viagem a Pequim).

"Com dor eu não funciono. Já tô com um probleminha no joelho que demora a passar. Tô tendo de tomar infiltração." (Maurren Maggi, melhor atleta de 99).

"Vou ao Japão para competir e também para treinar." (Tiago Camilo).

Nenhum comentário: