quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Torcidas

Nas semanas posteriores ao fim do Campeonato Brasileiro, a Globo veiculou em seu site uma enquete sobre as melhores manifestações de torcida. Cada forma de torcer desnuda um traço de personalidade do torcedor de um time.
É interessante observar o quanto flamenguistas e corintianos são parecidos. São os donos das manifestações mais emocionantes. Os rubro-negros fizeram uma letra para a volta da vitória:
"Eu sempre te amarei
Onde estiver, estarei
Ó, meu Mengo
Tu és time de tradição
Raça, amor e paixão
Ó, meu Mengo"
É uma festa incrivelmente linda, que tem como realce a acústica do Maracanã e as bandeiras com mastros.
Já a Fiel, mesmo sofrendo a humilhação máxima - o rebaixamento - não desistiu do pior Corinthians de todos os tempos. Como mostra o canto inspirado nas torcidas argentinas:
"Aqui tem um bando de louco
Louco por ti, Corinthians
Àqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti, Corinthians
Eu canto até ficar rouco
Eu canto pra te empurrar
Vamovamo, meu Timão
Vamo, meu Timão
Não pára de lutar"
Cantos de palavras fortes que, entoados em casa cheia, calam fundo na alma. Mostra de torcedores que amam os seus clubes e sua história. Flamenguistas, mais artistas. Corintianos, mais guerreiros.
Diferente disso, torcedores do atual campeão brasileiro incorporaram o pragmatismo europeu do clube que torcem:
"Vailavailavailá!!!
Vai lá de coração!
Vamo, São Paulo! Vamo, São Paulo.
VAMO SER CAMPEÃO"(sic)
Óbvio que há são-paulinos apaixonados. Eu, mesmo, conheço muitos. Mas eles são incomparavelmente menos emocionantes do que os torcedores dos dois times mais populares do país.
Outra faceta guerreira vem da torcida do Grêmio, que incorporou a avalanche dos argentinos. Os tricolores gaúchos deram um show na Libertadores, mas não repetiram a dose no Brasileiro. Na última rodada, contra o Corinthians, eles só se levantavam quando o Grêmio atacava. Ou quando o Goiás fazia gols, o que resultaria na queda corintiana.
Eis aí outra diferença dos populares para os outros: tiram sarro dos adversários e torcem contra eles, mas o amor por seus times é muito mais forte.

Um comentário:

Filipe disse...

Meu amigo...

essa enquete foi a maior palhaçada que já vi.

Os bambis empataram em 1º lugar com a "Avalanche".

Ohhhh...a Toda Poderosa não quis ficar mal com nenhuma de suas "minas de ouro".

lamentável...