quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Um roteiro de sucesso. Que não existe.


Ontem eu assisti a um dos filmes mais bem sacados que já conheci.

"Roteiro de Sucesso" é a história de Kevin, um roteirista frustrado que arruma emprego numa produtora. Logo de cara, é avisado que não terá a menor chance de crescer ali dentro. Mas o que saturava, mesmo, era a falta de opinião dos colegas acerca de grandes trabalhos que iriam em breve a Hollywood.

Eis que joga ao vento uma história que não foi escrita: "O Terno Novo", de um certo Jordan Strawberry. Só que o que era pra ser brisa se transforma em furacão. Todo o meio cinematográfico fica sabendo do tal "new suit" e corre em polvorosa em sua busca. Tal como entidades onipotentes trabalhando em grupo, roteiro e autores fictícios armam uma teia de situações da qual o pobre Kevin não tem como sair. Como não pôde vencê-la, jogou o seu jogo.

Trata-se de uma bem humorada crítica ao hermetismo das relações hollywoodianas, repletas de um obscurantismo ao mesmo tempo perigoso e fascinante, e à falta de idéias próprias de quem quer que seja. Prova disso são os abobalhados colegas de Kevin, que fazem elogios rasgados a scripts que sequer leram. Isso se torna evidente quando comentam sobre o tal terno novo com sábia hipocrisia. Discorrem sobre um filme cuja idéia sequer existe.

Aos assinantes da Net, passa no Telecine. Vale a pena conferir

Nenhum comentário: