sexta-feira, 20 de julho de 2007

Vôlei feminino decepciona. De novo!


Ainda na esteira da já conhecida amarelada do vôlei feminino, vai aqui um texto da antiga Confraria. Data do mundial do Japão do ano passado.

____

Depois do vexame histórico de Atenas, resolvi quebrar a promessa de só torcer pelo vôlei feminino na final. Assisti ao jogo contra a surpreendente Sérvia e Montenegro e até gostei do que vi.
Desagradável surpresa foi a final.
No primeiro set, um ótimo 25/15. Depois, as fortes mas limitadas russas viraram o jogo. Aí, as brasileiras acordaram e levaram a partida para o tie break.
Eis que um importante 13/11 em um set equilibrado é desperdiçado pela Jaqueline. Como em outras duas vezes, ela não teve inteligência para jogar marcada por um bloqueio duplo.
De quebra, a bela jogou o título pelo ralo.
Porque as russas tomaram conta dos momentos finais e venceram por 15/13
Mais uma vez, derrotadas pelo emocional.

____

Pois é... aconteceu de novo.

Existem derrotas e derrotas.

As equipes de hóquei sobre a grama foram massacradas pelos rivais argentinos. Mas o hóquei é um esporte que ainda sequer engatinha, por pura falta de apoio em governos anteriores.

Jade Barbosa caiu nas barras assimétricas. Mas tem apenas 16 anos. E, até o Pan, nunca havia competido debaixo de tanta pressão.

O vôlei é o contra-filé do esporte brasileiro (o filé mignon é o futebol). Os atletas de ponta estão longe de viver em condições precárias e têm um incentivo fenomenal.

Portanto, devem aceitar a cobrança com a mesma intensidade. E a equipe masculina lida muito bem com isso.

O time de vôlei feminino é tecnicamente muito bom. Se pesar na balança, é mais completo do que todas as rivais.

Mas, na hora do vamos-ver, a pipoca estoura.

A mais acabada tradução do resultado se resumiu no último ponto do jogo. Dotadas de espírito vencedor, já que têm como referência um tricampeonato olímpico e mundial, as cubanas - fracas na defesa - pegaram tudo o que não pegaram em todo o torneio pan-americano.

E as brasileiras, mais uma vez, sucumbiram a si próprias.

Falta um "algo mais" a este time.

Nenhum comentário: